Destaque em OU: Mega Mawile

Feito por Leo. Traduzido por Repu e Ropalme1914. Publicado em: 14/05/2019
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
art

Arte por internet.

Introdução

Após ficar dois anos confinada em Ubers, Mega Mawile voltou no início da sétima geração para trazer o caos na tier OU com seu potencial absurdo de fazer wallbreak. Desde sua reintrodução a tier, Mega Mawile vem sendo reconhecida como uma das maiores ameaças do metagame, tanto para equipes defensivas quanto para ofensivas, devido ao seu elevadíssimo Attack, à sua vasta movepool e ao seu acesso a um dos moves de prioridade mais fortes do jogo: Sucker Punch. Embora a presença de Mega Metagross tenha a impedido de se destacar no começo do metagame de SM OU, assim que Metagrossite foi banida, pouco a pouco ela engatinhou de volta ao topo da cadeia alimentar — ainda mais com a ocorrência de outras mudanças na tier, como o banimento de Arena Trap, que permitiu a ela ameaçar times stall sem temer Dugtrio — e finalmente conseguiu se estabelecer como uma das mais poderosas Mega Evoluções de OU.


Sets em Destaque

mawile

Com Swords Dance, Mega Mawile alcança níveis insanos de poder, permitindo-lhe derrubar a maior parte dos times bulky. Ela consegue desmoronar walls passivas que não dão OHKO nela, como Clefable e Tangrowth, usando Play Rough STAB e ainda fazer sweep no time rival com Sucker Punch fortalecido. Já que suas opções de coverage se restringem a um único moveslot, esse set opta por Knock Off para ser o move de Base Power alta com uma coverage neutra incrível capaz de punir walls defensivas cujos danos de Play Rough não incomodam, como Celesteela, Ferrothorn e Toxapex, ao mesmo tempo que prejudica Heatran focado em Special Defense durante uma switch in dele. Apesar de não fornecer bastante coverage, Thunder Punch é outra alternativa para atingir Toxapex e Celesteela, possibilitando a Mega Mawile nocauteá-los depois de um boost.

mawile

Esse set percorre um outro caminho para lidar com walls defensivas. Ao invés de as derrubar com a força bruta de Play Rough fortalecido por Swords Dance e Thunder Punch, ela recorre ao máximo de coverages possíveis a fim de ameaçar de modo mais imediato adversários como Ferrothorn, Mega Scizor e Landorus-T, os quais seriam difíceis de vencer mesmo com os boosts de Swords Dance. Play Rough é o STAB de maior Base Power de Mawile, enquanto Thunder Punch e Brick Break são coverages que acertam Pokémon comuns resistentes a Fairy, tais como Toxapex, Heatran e Ferrothorn. Brick Break pode ser substituído por Fire Fang, causando mais danos em Ferrothorn e Mega Scizor. Sucker Punch oferece-lhe uma forma de prioridade mais do que necessária capaz de impedir oponentes como Mega Alakazam de fazer revenge kill a ela mesmo após ter recebido danos, embora Ice Punch também possa ser escolhido caso se livrar de Landorus-T e Gliscor durante uma switch in favoreça a equipe.


Bons Cores

rotom

Rotom-W é um excelente parceiro para Mega Mawile por diversos motivos. Primeiramente, Levitate permite-lhe fazer switch em Ground-types, como Landorus-T, Garchomp e Gliscor, e prejudicá-los com Will-O-Wisp ou nocauteá-los com Hydro Pump. Porém, o que realmente o torna um ótimo parceiro é o seu acesso a Volt Switch junto às qualidades mencionadas anteriormente, possibilitando-lhe assustar Ground-types e atrair Grass-types que Mawile possui extrema facilidade em enfrentar, como Tangrowth e Ferrothorn. Apesar de sua falta de recovery confiável, Leftovers e Pain Split dão a Rotom-W a longevidade necessária para que ele possa fazer pivot diversas vezes durante o jogo e trazer Mawile ao campo através de Volt Switch o maior número de vezes possível.

greninija

Ash-Greninja é uma das principais ameaças ofensivas do metagame e um outro grande parceiro para Mega Mawile. Sua capacidade de utilizar Spikes no early-game lhe permite enfraquecer switch-ins comuns de Mega Mawile, como Heatran e Ferrothorn, e deixá-los vulneráveis a Brick Break, assim como punir switches em geral. Se combinado a um set de Swords Dance, Spikes é útil para colocar ameaças ofensivas rápidas, como Greninja e Garchomp, ao alcance de Sucker Punch após Swords Dance. Em troca, Mega Mawile pune respostas comuns de Ash-Greninja, como Toxapex, Tangrowth e Tapu Bulu, facilitando um sweep no late-game.


Replay

Talah vs Eternal Spirit

O replay demonstra a Swords Dance Mega Mawile de Eternal Spirit aplicando uma pressão massiva ao time bulky de Talah. Após alguns turnos no começo de posicionamento e troca de hazards, Eternal Spirit traz a sua Mawile contra a Chansey e utiliza Swords Dance em uma switch prevista para Toxapex, conseguindo derrotar dois Pokémon. Com o alicerce defensivo de Talah severamente danificado, não há necessidade de Mawile arriscar um flinch contra um Weavile tentando fazer revenge kill. Dessa forma, Eternal Spirit pode jogar um jogo seguro a partir desse ponto, trazendo sua Mawile apenas vinte turnos depois, quando Landorus-T é derrotado, para terminar de enfraquecer o que sobrou da equipe de Talah e permitir a Kartana concluir o serviço e vencer o jogo.


Conclusão

Mega Mawile é um terror para quase todos os estilos de jogo e não deve ser subestimada quando se constrói um time. O set de Swords Dance pode punir equipes defensivas e fazer sweep em hyper offense, enquanto o set all-out attacker pode ser dificultoso de se fazer switch in para os estilos restantes. A versatilidade e a força bruta de Mega Mawile lhe permitiram se consagrar como uma das Mega Evoluções mais poderosas do metagame, ainda que muitas mudanças tenham ocorrido nele desde que sua viabilidade ressurgiu.

HTML por inactive
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »