ReCAPitulando: CAP 26

Feito por Jordy, snake_rattler e Birkal. Traduzido por LMatthew e ochre. Publicado em:. 15/07/2019
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
CAP Pokemon

Arte por StephXPM.

Introdução

O projeto da Smogon Create-A-Pokémon busca criar Pokémon competitivamente viáveis para serem usados no Pokémon Showdown. Nós estamos criando Pokémon por quase uma década, e agora você pode se juntar ao processo em nossos fóruns! Em novembro de 2018, terminamos a produção do vigésimo quinto projeto, no qual tentamos fazer algo novo e sintetizamos um conjunto de iniciais: Caribolt, Smokomodo e Snaelstorm. Enquanto aprendemos bastante durante seus processos de criação, a comunidade CAP ficou exausta ao fazer um esforço à moda Hércules para criar três Pokémon simultaneamente.

Entretanto, queríamos continuar e fazer mais um design antes do lançamento de Pokémon Sword e Shield: o CAP26. Como uma comunidade, sabíamos que iriam querer voltar atrás e inventar Pokémon ''regulares'', diferente dos iniciais os quais acabamos de finalizar. Então, em 10 de fevereiro de 2019, as eleições para líder do tópico foram abertas ao público. Em CAP, nós publicamente elegemos um "Líder do Tópico" (LT) para nos guiar durante o processo e manter a visão e o espírito do conceito original vivos. O novo moderador da comunidade CAP SHSP foi eleito e estava ansioso para nos mostrar do que era capaz em uma liderança oficial. Também escolhemos uma série de quatro usuários que fariam parte do "Time de Liderança do Tópico" (TLT), no qual cada um deles gerenciaria uma etapa competitiva do processo: tipagem (GMars), abilities (Jordy), stats (Jho) e movepool (G-Luke). Com a nossa liderança posta no lugar, estávamos prontos para dar o primeiro passo para criar um Pokémon: os conceitos.

Avaliação dos Conceitos

Para o CAP26, nós recebemos conceitos maravilhosos submetidos pela comunidade, desde um Pokémon que removesse hazards até uma powerhouse ofensiva que se aproveita de decaídas de stats para vencer. Por fim, decidimos escolher o conceito de Dogfish44: criar um usuário de moves que funciona após alguns turnos. A GameFreak nos presentou com apenas dois moves desta categoria: Future Sight e Doom Desire. Logo, a primeira real discussão que tivemos no projeto foi qual desses moves deveríamos nos focar. Passamos muito tempo analisando os poucos momentos nos quais esses moves foram usados competitivamente, de (Future Sight) Assault Vest Slowking e Slowbro na tier NU a Tail Glow Dialga com Doom Desire em Balanced Hackmons. A comunidade CAP ficou extremamente divida sobre qual dos ataques seria o mais adequado. Os que apoiavam Future Sight disseram que escolher Doom Desire iria guiá-los a criar um Pokémon Steel-type, e que Psychic-type seria definitivamente a melhor tipagem ofensiva de nosso metagame. Outros argumentos usados eram que um usuário de Future Sight teria que competir com outros Psychic-types e sobre a diferença de Base Power entre Doom Desire e Flash Cannon e Future Sight e Psychic. Mas no final, o líder do tópico, SHSP, achou os argumentos pró Doom Desire melhores que os a favor de Future Sight, e tomou a decisão de continuar o projeto com Doom Desire. Também foi escolhido que tinha que ser um pivot, ou seja, teria que sair e entrar na batalha frequentemente para lançar múltiplos Doom Desires caso necessário.

Estágios

O estágio da tipagem começou com duas perguntas simples: se o CAP26 precisaria ter Doom Desire como STAB e se teria que ser capaz de ameaçar as switch-ins de Doom Desire ao invés de deixar isso para seus companheiros de equipe. O consenso levou GMars a guiar a discussão a respeito do Pokémon necessitar ser um Steel-type, assim como estabelecer que o CAP26 deveria geralmente pressionar switch-ins ofensivas de Doom Desire, mas deixar switch-ins defensivas em aberto.

A discussão de qual seria a combinação de tipos específica então iniciou. Algumas tipagens como Steel / Fire e Steel / Grass foram desencorajadas devido à imensa competição que o CAP26 iria enfrentar contra Heatran e Ferrothorn, enquanto outras tipagens como Steel / Dragon e Steel / Water não tinham as resistências para lidar efetivamente com a lista de ameaças do CAP26. Finalmente, as tipagens propostas foram Steel-type puro, Steel / Electric, Steel / Flying, Steel / Ghost e Steel / Ground. Caso não saiba, em CAP tudo é decidido por votação e o TLT cria as opções em que você pode votar. Ser Steel-type puro proporcionaria ao CAP26 mais liberdade com seus moves de coverage por ter uma margem de poder menor, enquanto os outros tipos o dariam níveis variáveis de coverage ofensiva e resistências defensivas. Enfim, duas votações foram precisas, com Steel / Ground ganhando de cara a cara com Steel / Ghost. Enquanto Steel / Ground carecia das fortes resistências que Steel / Ghost possuía, a coverage ofensiva com bons STABs e a habilidade de bloquear Volt Switch de Steel / Ground foram consideradas mais favoráveis.

Para os debates iniciais sobre ability, o TLT decidiu fazer algo que nunca aconteceu antes: banir antecipadamente uma ability. No caso, era Regenerator, que já tinha sido completamente explorada viaDiscord e não havia nada demais para dizer sobre ela, além de ser uma ótima ability genérica para qualquer pivot, então, para impedí-la de diminuir a qualidade da discussão, o TLT proibiu falar dela por quatro dias. Muitas habilidades foram discutidas ao longo do processo, com a maioria focando em dar mais oportunidades de switch ins em uma partida. Alguns exemplos são Magic Guard, que o deixaria completamente imune a entry hazards; Levitate, que o faria imune a Spikes e lhe permitiria ser um check a Ground-types comuns, tais como Garchomp. Esses foram pontos importantes para a discussão. Outras abilities foram discutidas: Bulletproof, que habilitaria ao CAP26 pôr em xequê Psychic-types como Mega Alakazam que dependem de Focus Blast para atacar Steel-types. O TLT decidiu selecionar Regenerator, Water Absorb, Levitate e Bulletproof. Levitate acabou vencendo e virou a ability primária do CAP26.

Com o estágio da ability primária finalizado, a etapa da ability secundária se tornou o assunto principal. Durante este período, o TLT deliberou sobre as outras abilities escolhidas: Regenerator, Water Absorb e Bulletproof. No fim, o TLT junto à comunidade julgaram que ambas Regenerator e Water Absorb eram muito definidoras para servirem como ability secundária; Regenerator tinha o sério risco de superar Levitate, enquanto Water Absorb afetava muito os checks e counters nesse momento do processo. Bulletproof continuou sendo muito apoiada, assim como no estágio da ability primária, mas outras abilities como Filter / Solid Rock, Sturdy e Thick Fat também receberam suporte, além de todas elas fornecerem um bom nicho. Surpreendentemente, a opção de uma ability não competitiva foi bem popular, com seus apoiadores crendo que Equilibra simplesmente não precisava de outra ability e poderia ter apenas com Levitate. Bulletproof, abilities não competitivas, Thick Fat, Filter / Solid Rock e Sturdy foram selecionadas. Bulletproof venceu a votação, ganhando de lavada das outras abilities.

O debate sobre os stats começou com os limites, a porção qualitativa da etapa. Lá, os envolvidos experimentaram o potencial de o CAP26 possuir stats ofensivos mistos e ter Earthquake para melhorar o matchup contra Calm Mind + Pain Split Magearna; Speed tiers e as respectivas interações com Pokémon como Magearna, Mega Mawile e Heatran; e os níveis de poder de Doom Desire. Jho, então, decidiu que os argumentos de um bulk misto alto, um bom Special Attack e uma Speed média seriam uma ótima combinação de poder, velocidade e bom bulk no geral, enquanto deixa espaço para usar Earthquake, se desejado. Além disso, a habilidade do CAP26 de resistir ataques special deveria ser priorizada devido à lista de ameaças, mas a Defense dele não teria que ser deixada tanto para trás para que sua capacidade de aguentar Psyshock de Tapu Lele não fosse negligenciada.

Por fim, as submissões dos stats começaram a se assemelhar, com a maioria dos participantes levando em conta Tapu Lele, Mega Mawile, Heatran e Mega Alakazam, do mesmo modo que Earthquake de outros physical attackers como Landorus-T e Garchomp para sets sem Levitate. Porém, uma distribuição de stats deixou a opção de um attacker misto, e todas as spreads enviadas tinham uma Speed diferente, permitindo-lhe ultrapassar Magearna ou Mega Mawile com investimentos na Speed que variam. A distribuição de Jordy 102 HP / 50 Atk / 96 Def / 133 SpA / 188 SpD / 60 Spe | 559 BST venceu, providenciando ao CAP26 bulk misto, bom Special Attack e Speed que precisava.

Embora os estágios que precederam o debate do moveset fossem importantes, essa agora seria a fase crítica: não só encontrar os moves certos para complementar Doom Desire, mas também aqueles que seriam poderosos demais com Doom Desire ou desencorajassem o uso do mesmo. Quando G-Luke, o TLT das movepools, abriu a discussão com uma série de questões, vários grupos de moves foram abordados: moves de recovery, como Recover e Moonlight; - de entry hazards, como Stealth Rock e Spikes; - de remoção de hazards, como Defog e Rapid Spin; - de setup, como Nasty Plot; - de pivot, como U-turn; - de phazing, como Whirlwind e Dragon Tail; e moves de coverage, como Thunderbolt e Ice Beam.

Através de uma discussão simples, além de ter ocorrido ensaios preliminares no servidor de teste do Pokémon Showdown de Quanyail, vários moves foram banidos de imediato, sem chegarem à fase de submissão de movesets: Nasty Plot complementar o bulk de CAP26 demasiado bem, fazendo com que esse derrotasse seus counters muito facilmente e, portanto foi banido. Spikes também compartilhou o mesmo destino, dado que ao colocar várias camadas de Spikes em switches forçadas, como tal, CAP26 não estaria a usar Doom Desire. Excluíram-se, igualmente, todos os moves de 50% de recovery, já que é muito complicado desgastar Levitate CAP26. Por último, quaisquer outras coverages vantajosas, em especial a Electric-, Fire-, e Ice-type, foram banidas. Coverages de Fire- e Ice-type combinam bem com Earth Power, significando que, se concedido bons moves dese tipo, CAP26 poderia se abster de Doom Desire. Por sua vez, coverages Electric-type arriscavam que Equilibra derrotasse counters como Arghonaut e Celesteela.

Nessa altura, a maioria dos utilizadores percebeu que Doom Desire não era, na verdade, um move tão terrível assim, dado sua capacidade de perturbar o posicionamento adversário, o que levou a uma mudança de foco na discussão de Movesets. Depois de escolher Doom Desire e Earth Power, CAP26 tinha dois moveslots flexíveis; o desafio para o resto da discussão era o de como preencher tais moveslots de uma maneira eficaz, mas não tão eficaz assim. A grande parte dos utilizadores queria um dos Rapid Spin ou Stealth Rock, mas não ambos, pois isso garantiria utilidade excessiva para o CAP26. Moves de pivot, em particular U-Turn e Volt Switch, eram polêmicos. Spiky Shield (com Leftovers) e Leech Seed foram lançados na discussão como um meio alternativo de recovery. Alguns utilizadores queriam que Flash Cannon fosse banido, para que CAP26 não caísse na tentação de usar um STAB Steel-type mais consistente.

No fim, CAP26 obteve Rapid Spin em virtude de seu matchup favorável contra grande parte dos distribuidores de hazards mais comuns, além de uma gama de outros moves de utilidade, como Healing Wish, Memento, Dragon Tail, Roar, Pain Split, Trick Room e Work Up. Apesar de exigidos durante a fase de testes, Toxic e Protect se provaram como moves importantes para CAP26. Além disso, Flash Cannon foi permitido em CAP26 como maneira de testar se o dito seria, ou não, um usuário viável de Doom Desire; enquanto Aura Sphere foi permitida para garantir que partidas espelhadas de CAP26 não se prolongassem eternamente. Em contrapartida, Stealth Rock foi banido por conta da inclusão de Rapid Spin, a absorção de Leech Seed foi considerada demasiado poderosa para CAP26, e o melhoramento de Spiky Shield, face a Protect, foi considerado “desnecessário”. Moves de pivot não foram permitidos, já que CAP26 podia se retirar com um pivot lento ao enfrentar wallbreakers frágeis como Mega Medicham sem muito esforço; e, para mais, nenhum outro Pokémon poderia entrar em campo com confiança perante uma combinação de Doom Desire + os moves de Mega Medicham, sobretudo se tivesse de o fazer várias vezes no curso de uma batalha.


Sample Set

Como referido anteriormente, Doom Desire é o conceito que definiu a gênese de Equilibra. O move lhe permite inverter momentum da batalha e exercer pressão tardia em Pokémon como Tangrowth e Jumbao, beneficiando companheiros de equipe como Krilowatt e Tapu Koko, que podem pressionar bastante quando Doom Desire está se aproximando. Em adição, possibilita-lhe punir severamente checks como Ferrothorn, se emparelhado com um colega de equipe como Heatran. Earth Power é uma ferramenta essencial para que Equilibra prospere em seu papel defensivo, pois lhe concede uma maneira fácil e eficaz de fazer check a Pokémon como Magearna e Mega Mawile. Equilibra, por sua vez, é travado por Arghonaut e Rotom-W, trazendo-os ao campo com frequência; por esse motivo, Toxic se demonstra valiosíssimo, já que constitui uma maneira de lesar os mesmos. Equilibra dispõe de várias opções para seu quarto moveslot, podendo escolher a opção que melhor se enquadre em sua equipe. Protect apenas deverá ser usado com Leftovers para acumular recovery e dano de Toxic, e, em algumas situações, para permitir que Equilibra ative Doom Desire com segurança. O CAP26 lida muito bem com os usuários comuns de Stealth Rock, como Mega Tyranitar e Mega Diancie, tornando-o em um excelente usuário de Rapid Spin adequado ao metagame atual. Em virtude de sua boa sinergia com Doom Desire, Whirlwind surge também como uma alternativa ao prevenir que os adversários troquem para um check dedicado; força-os assim, com mais facilidade, para posições desvantajosas.

O investimento combinado em HP e Defense faz com que Equilibra resista a um uso consecutivo de Knock Off e Sucker Punch de Mega Mawile. 84 EVs são colocados em Special Defense para Equilibra sobreviver, após danos de Stealth Rock, a um All-Out Pummeling de Tapu Lele sem boosts; e, em paralelo, para esse primeiro fazer check a Tornadus-T e Choice Specs Tapu Lele com algum conforto. 44 Evs em Speed fazem com que Equilibra ultrapasse Calm Mind + Pain Split Magearna. Os EVs restantes são colocados em Special Attack, a fim de que Equilibra possa disparar Doom Desire ligeiramente mais fortes, o que, por exemplo, permite-lhe dar OHKO em Z-Move Tornadus-T.

Conclusão

CAP26 terminou por fim. Ainda que o processo, em si, tenha demorado bastante, correu tudo às mil maravilhas graças às atividade e contribuições sólidas demonstradas pela comunidade ao longo do projeto. Como um usuário de Doom Desire provido de boa tipagem e versatilidade de preencher nichos defensivos e ofensivos, Equilibra garantirá ser uma adição incrível para o elenco CAP. Experimente-o agora no Pokémon Showdown!

HTML por Naziel | CSS por ant | Script por Toast++
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »