« Artigo Anterior | Artigo Seguinte » |
Arte por h_n_g_m_n.
Como a tier intermediária nos formatos singles da Smogon, RU ganha novas mudanças sempre que ocorrem grandes tier shifts. Com Sun & Moon logo na nossa porta, nós gostaríamos de levá-lo em uma breve jornada para podermos relembrar suspects, drops e Pokémon que influenciaram o metagame de ORAS RU.
Antes de ORAS, Gallade era uma escolha decente em alguns times. Porém, ORAS fez com que Gallade ganhasse uma Mega Evolução, tornando-o muito forte para o novo metagame de RU conseguir aguentar. Mega Gallade recebeu grandes boosts nos seus stats de Speed e Attack, colocando-o como possivelmente o melhor wallbreaker physical da tier, assim como um dos Pokémon mais rápidos de RU. Seus STABs, juntos de Knock Off, lhe providenciavam uma coverage sem resistências, o que significava que Gallade tinha poucos problemas em causar alguns KOs por jogo. Swords Dance ajudou-o ainda mais, pois permitiu-lhe agir como um sweeper sem obstáculos, tendo Speed alta e resistências à maioria dos moves de prioridade, tirando o Acrobatics de Fletchinder. Um time ofensivo às vezes precisava sacrificar vários Pokémon antes de acabar com Gallade, enquanto stall tinha dificuldades de pará-lo depois de ter usado Swords Dance. Como resultado, ele levou um quickban logo no começo da tier.
Uma das novas Mega Evoluções que vieram em ORAS foi a de Lopunny. Lopunny era uma das melhores Megas da tier, pois tinha uma coverage sem resistências devido a Scrappy, sua ability pós-Mega. Mega Lopunny rapidamente se tornou um dos Pokémon que definiram o metagame de RU e o conselho fez uma votação para baní-la junto a Mega Gallade. Entretanto, mesmo com as semelhanças entre os dois, Lopunny acabou ficando na tier após o voto do conselho. Mesmo Mega Lopunny tendo stats incríveis, o metagame estava preparado para isso, ao contrário de Mega Gallade. Mega Lopunny não tinha maneiras de dar grande dano contra Pokémon defensivos comuns, como Cresselia, Amoonguss e Aromatisse, já que não tinha uma maneira de aumentar seu Attack com um move de setup a ponto de conseguir passar por Pokémon como esses. Em times mais ofensivos, Pokémon comuns como Fletchinder, Moltres Choice Scarf e Meloetta Choice Scarf também eram capazes de impedir Mega Lopunny de fazer grandes estragos. Portanto, foi votado para que ela ficasse na tier. Porém, em pouco tempo foi banida de UU, o que fez com que Mega Lopunny fosse banida de todas as tiers inferiores, deixando-a em OU, onde foi classificada como uma Mega Evolução extraordinária até o fim de ORAS.
Em uma tier cheia de fortes Psychic-types bulky, Mega Houndoom encontrou-se em uma posição muito vantajosa. Não foi só uma ótima opção para parar muitos Pokémon poderosos, já que também possuía Nasty Plot para melhorar seu base Special Attack de 140, o que era o suficiente para torná-lo um sweeper temível. Seus STABs juntos não eram resistidos por nenhum Pokémon da tier, o que significava que com Nasty Plot, com um espaço para um quarto move de utilidade, ele podia virar uma wincon absurda em muitos jogos. O acesso a Sucker Punch, Flame Charge e Destiny Bond logo fizeram com que Houndoom tivesse ainda mais facilidade para fazer várias jogadas, resultando severamente no enfraquecimento de um time inimigo. Mega Houndoom também ganhou buffs em seus stats defensivos, o que o deixava capaz de sobreviver contra moves com prioridade e os retaliar com uma das suas opções de coverage. Por causa do poder absoluto de Mega Houndoom, junto com seu bulk decente e uma boa Speed tier, ele foi banido logo após Mega Gallade ter deixado a tier.
Dragalge finalmente havia ganho sua hidden ability, Adaptability, que foi lançada junto a ORAS. Isso deu a ele um Draco Meteor de poder tremendo que derrotava tudo que não tinha o nome de Registeel ou Bronzong, e no geral fez dele um Pokémon extremamente difícil para o metagame conseguir aguentar. Também possuía o Poison-type, o que o ajudou a manusear Fairy-types, assim impulsionando sua dominância na tier. Entretanto, não era broken só por causa de sua capacidade de derrotar a maior parte da tier. Seu tipo Dragon/Poison possibilitou que ele aguentasse grande parte dos ataques neutros, e também adicionou a utilidade de conseguir se livrar de Toxic Spikes. A não ser que você estivesse usando um move superefetivo ou um ataque com buffs, Dragalge podia sobreviver a qualquer ataque e retaliar com seus move poderosos. Além disso, Dragalge podia usar Toxic Spikes por si só, o que facilitava o desgaste do time oponente, tornando bem mais difícil fazer um switch-in em um de seus ataques, além de fazer ele se encaixar bem em times mais bulk que apreciavam seu trabalho. Dragalge se encaixava bem na maioria dos arquétipos e causava muito dano em qualquer um. Como resultado, foi banido da tier.
Pidgeot foi uma das Mega Evoluções que foram lançadas em ORAS, e apenas conseguiu mais uso quando as outras Megas antes citadas foram banidas. Mega Pidgeot foi abençoado com No Guard, uma ability que funciona muito bem com seu STAB mais forte, Hurricane, que também tinha uma grande chance de dar confusion no inimigo. Com um base Special Attack de 135 junto a um incrível base Speed de 121, isso fez com que Mega Pidgeot ultrapassasse a maioria do metagame sem boosts. Times ofensivos tinham uma grande dificuldade ao lidar com um set de all-out attacker, já que Pidgeot conseguia atingir a maioria dos Pokémon usando ou Hurricane ou Heat Wave, e logo após dar U-turn em frente a qualquer Pokémon bulky. Ele conseguia se manter vivo usando Roost em cima de um Pokémon mais fraco, durando por um longo tempo no jogo. Work Up com Refresh também era uma opção para lidar com Pokémon mais bulky como Alomomola e não ter que se preocupar com status graças a Refresh. Assim como vários dos outros suspects em RU, Mega Pidgeot foi demais para o metagame conseguir lidar de forma confiável (especialmente quando Hurricane parecia dar confusion TODA hora).
Finalmente conseguindo sua tão aguardada hidden ability, Serperior finalmente conseguiu ter um grande impacto em todo metagame que entrava. Contrary com Leaf Storm significava que toda vez que Serperior usava um dos seus STABs mais fortes, seu Special Attack automaticamente aumentava em 2 estágios, ao invés de diminuir 2. Mesmo tendo um dano inicial consideravelmente fraco, Serperior conseguia pegar boosts facilmente enquanto usava um move forte. Serperior também segue a tendência de outros suspects, pois assim como os outros ela tinha uma boa Speed, o que fazia dela uma ameaça formidável, especialmente durante o late-game. Dragon Pulse e Hidden Power Fire davam-lhe uma coverage neutra ótima, pois poderiam terminar o que Leaf Storm não conseguia após ganhar o boost. Serperior também tinha um espaço para conseguir usar ótimos moves de utilidade com Glare e Knock Off no último slot. Serperior se tornava ainda mais difícil de ser derrotada com Substitute + Leech Seed, uma vez que poderia fazer setup atrás de um Substitute com facilidade, ou sair de campo para um Pokémon apropriado capaz de lidar com o adversário e ainda assim receber HP através de Leech Seed.
Pangoro se destacava em quebrar tudo. Difiicilmente algo conseguia dar-lhe switch-in, e ele também tinha um bulk decente para receber hits neutros, se necessário. Em ORAS tivemos Move Tutors, e então a sexta geração de Pokémon finalmente conseguiu acesso a boas opções como Knock Off, e Pangoro foi um dos Pokémon sortudos que conseguiu acesso a esse move. Um set de Knock Off, Drain Punch e Gunk Shot era capaz de destruir times defensivos depois de um Swords Dance. Além disso, as abilities de Pangoro foram uma chave para seu sucesso. Para sets com Swords Dance, Pangoro não conseguia ser derrubado graças a Mold Breaker, e Iron Fist o ajudou em sets sem Swords Dance. Pangoro podia usar Choice Band para ser mais um Pokémon do tipo "hit-and-run", ou também podia usar um set de Life Orb com quatro ataques e suporte de Trick Room para destruir times. A falta de checks defensivos para Pangoro acabaram deixando-o na tábua dos suspects, e logo depois foi banido.
Moltres foi um dos maiores titãs que passaram pelo metagame de RU. Ele tinha acesso a STABs poderosos como Hurricane e Fire Blast, o que impedia a maioria da tier de se aproximar. Seus counters eram escassos, e Moltres poderia simplesmente dar U-turn neles. O set de Life Orb sozinho facilmente destruía grande parte da tier, e Moltres tinha diferentes variações que tornaram qualquer resposta defensiva impossível, como Sunny Day + Solar Beam, que destruía qualquer Rock- e Water-type já que Solar Beam era muito mais forte em comparação a Hidden Power Grass, enquanto Choice Scarf fazia dele um ótimo revenge killer. Pokémon como Rhyperior, Assault Vest Slowking e até Lanturn foram usados em quase todo time para dar check em Moltres, porém a maioria dos checks eram fáceis de lidar com hazards e dano de U-turn. Visto que fazer um switch em Moltres era quase impossível e quase não havia respostas, ele foi banido junto com Pangoro.
Com o lançamento das hidden abilities dos iniciais de Johto, Feraligatr foi abençoado com Sheer Force, e imediatamente saiu de uma ameaça de NU para uma estrela de RU. Bulk respeitável, dois moves de setup em Swords Dance e Dragon Dance para ameaçar qualquer time e uma movepool para fazer o melhor uso de sua ability fez de Feraligatr um monstro incrivelmente versátil capaz de facilmente destruir times com apenas um turno. Sua chegada na cena de RU foi tímida, mas ele rapidamente subiu na popularidade, tanto que levou um quickban depois de uma semana causando agitação na tier. É impressionante a diferença que uma nova ability pode fazer.
Flygon foi uma adição muito bem vinda na tier. Devido à saída de Gligar, RU realmente precisava de algo para fazer seu papel. Mesmo que Flygon não seja um perito defensivo ao nível de Gligar, sua combinação de tipos excelente, quando juntada a Levitate, U-turn e uma forma de recovery confiável, fez com que ele fosse uma boa escolha para praticamente qualquer time. Podia facilmente preencher o trabalho que Gligar deixou para trás após sua saída para a tier UU por fornecer uma opção de hazard control confiável, algo que a tier estava sentindo falta na época. Quanto mais o metagame se desenvolvia, mais Flygon conseguia se estabelecer como um Pokémon fantástico em qualquer metagame após sua chegada na tier RU. Em geral, uma introdução muito necessária para a tier RU que continua surpreendente até hoje.
Ah, Kingdra. Provavelmente um dos Pokémon mais broken que chegaram na tier RU durante toda a sexta geração. Kingdra fez times baseados em rain muito mais relevantes, conseguindo usar sets que seriam considerados gimmicks por muitos, como Focus Energy com Scope Lens e Agility, e forçando o uso de Pokémon extremamente niches para conseguirem lhe fazer check, como por exemplo Shell Armor Escavalier, e até outros como Lapras começaram a serem usados! Pokémon ridículo que fez a tier um inferno durante a semana que foi permitido. O sfatos de que RU perdeu vários Pokémon durante a troca de tier que poderiam fazer check a Kingdra, como Whimsicott e Slowking, e de que a tier por naquela época estava em processo de reformação fizeram com que ele fosse ainda mais esmagador. Kingdra era tão bom assim mesmo.
O primo perdido de Moltres! Brincadeiras de lado, o metagame de RU foi abençoado com vários dragões. Aquela troca de tier trouxe Flygon, Kingdra e finalmente Noivern para as terras de RU (o que também fez com que Togetic subisse para RU, mas esta é uma história para outro artigo). Noivern foi comparado com Moltres muitas vezes, mesmo não tendo o mesmo nível de poder, mas com uma diferença principal de que Noivern tinha um nível de Speed fantástico, apenas sendo ultrapassado por Jolteon e alguns usuários de Choice Scarf, fazendo com que Noivern são tivesse que se preocupar com usar Choice Scarf para fazer muito trabalho contra um time ofensivo. Choice Specs e Taunt + Roost lhe possibilitavam fazer um bom trabalho contra balance, forçando os jogadores a usar Pokémon específicos como Aromatisse focada em Special Defense e Pilowswine para terem checks consistentes, e sua movepool fazia com que o inimigo tivesse switch-ins limitados graças a Flamethrower, Hurricane e Draco Meteor, que forneciam uma boa coverage neutra, deixando várias counters de Dragon- e Flying-type hesitantes. Um Pokémon realmente divertido e provavelmente um dos Pokémon menos broken da atual BL2, mas na época isso era demais para a tier aguentar.
Reuniclus, um Pokémon fantástico que foi um dos stallbreakers mais competentes que a tier já teve. A combinação de um bulk muito bom, recovery confiável e sua ótima ability fez de Reuniclus um dos Pokémon mais potentes contra balance e stall. Forçava vários cores ofensivos como Doublade + Drapion a serem usados na época para que os times pudessem ter algo seguro contra ele, e além de ter sido o grande contribuidor de Escavalier Assault Vest, que passou a ser um dos sets mais usados da época por causa da sua presença, era uma das piores dores de cabeça para qualquer time stall, já que Pokémon como Skuntank e Drapion focado em Special Defense não conseguiam aguentá-lo por muito tempo. Sobreviveu por toda a época de XY intocado graças à presença de Meloetta, que lhe dava outclass, e a de Doublade, forçando-o a usar Shadow Ball, e aqui está ele em ORAS... sem Doublade por perto para pará-lo, tornando-o capaz de usar Focus Blast sem preocupações para parar Dark-types que lhe davam switch-in. Ele virou um botão de auto-win contra vários times, e várias vezes você conseguiria ver esse feto crescido fazer setup e ganhar no primeiro turno com extrema facilidade mesmo tendo seus checks. Ele foi ao suspect test junto a Noivern, e ambos foram levados até o Reino de BL2. Ambos bem merecidos, especialmente Reuniclus..
Levou um tempo para Venomoth chegar até RU; uma nova clause de Baton Pass teve de ser implementada a fim de invalidar a estratégia principal que fez Venomoth tão esmagador para os padrões de UU, Quiver Pass, então após algum tempo finalmente pousou em RU e, ah cara, mas que força temível que ele tinha. A combinação de Sleep Powder, Tinted Lens e Quiver Dance junto com a combinação de STABs bem decentes, Bug Buzz e Sludge Bomb, fizeram de Venomoth um Pokémon aterrorizante de enfrentar, já que todos os seus checks temiam levar um Sleep Powder e dar a Venomoth oportunidades de dar buffs. Por causa disso, várias de suas respostas como Delphox, Mega Steelix, Emboar e outros tiveram que confiar em Sleep Talk para ter mais chances de conseguir derrotá-lo. Fletchinder, que poderia ser um revenge killer, temia dar switch-in diante de Sludge Bomb, e Pokémon que poderiam derrotá-lo como Escavalier e Registeel eram opções medíocres na época. Tudo isso fez com que Venomoth se tornasse uma força que definia o metagame, forçando escolhas de Pokémon de tiers mais baixas e até modificando alguns checks graças ao status extraordinário que é sleep. Passou por um suspect e foi posteriormente banido por uma grande maioria.
Uma nova mudança na política das tiers separou as tiers dos Pokémon normais e Mega Pokémon, deixando as tiers inferiores verem as formas básicas em ação, trazendo novas possibilidades. Isso deu à tier RU Pokémon surpreendentes para poderem brincar, e esses rapidamente viraram pilares do metagame. Blastoise e Venusaur tiveram um impacto imediato na tier, Blastoise sendo um spinner seguro para balance e offense muito mais confiável que Hitmontop, e Venusaur tornou-se um dos melhores switch-ins para os Grass-types da tier, sendo um bom check para Tangrowth e Virizion além de ser também um wallbreaker, diferenciando-o de Amoonguss e era algo que estava em falta na tier; isso foi uma das razões principais pelas quais Registeel teria começado a ganhar popularidade, mesmo com Mega Steelix sendo o principal Steel-type usado na época. Eventualmente Tangrowth e Amoonguss deixaram a tier, o que deu a Venusaur defensivo alguns holofotes, mas estamos nos precipitando. Dois drops que tiveram um grande impacto da tier, providenciando mais possibilidades na criação de equipes.
Um Pokémon que costumava ser uma opção extremamente medíocre, precisando de suporte do time inteiro só para funcionar durante a época de XY... até o lançamento de sua hidden ability, Rock Head, junto de um simples Tutor Move, Outrage, que acabaram transformando-o em uma das principais ameaças na tier para basicamente qualquer arquétipo. Sim, esse é Tyrantrum. A combinação de Rock Head + Head Smash STAB tornou Tyrantrum um gigante ofensivo excelente, com Choice Band tendo apenas Mega Steelix como um switch-in seguro, e Choice Scarf sendo responsável por mais arquétipos ofensivos serem considerados inviáveis, já que Cobalion era a sua resposta mais comum, e fazia um excelente trabalho como check até subir para UU devido à usage na época, forçando esses times a usarem Pokémon mais específicos como Mawile para tentarem derrotar esse dinossauro. Sets de Rock Polish apenas tornavam a situação ainda pior. Por isso, Tyrantrum entrou em um suspect test. Os resultados foram bem surpreendentes, já que ele não foi banido; isso certamente causou algum desgosto à maioria das pessoas, pois muitos concordavam que a tier era melhor sem o dinossauro. Entretanto, a tier teve que se mover e aprender com esse acontecimento, com um futuro brilhante por vir.
O Mega Homem das Neves voltou com sua vingança, preparado para espalhar o terror com sua nevasca assim como fez nos dias de XY. Sua combinação insana de bulk, poder, combinação de STABs e coverage fizeram com que ele conseguisse facilmente passar pela maioria dos cores balanceados, forçando mudanças notáveis em certos arquétipos, como abaixar a usage de Mega Steelix por abrir um espaço no lugar da Mega e com Mega Steelix não podendo resistir Blizzards, forçando assim que Bronzong e Escavalier fossem os Steel-types mais usados para que Mega Abomasnow não destruísse o time inimigo sozinho. Devido ao baixo número de checks viáveis que o Pokémon tinha, fazendo outros Pokémon como Tyrantrum notavelmente mais perigosos, e o quão grande limitava o teambuilding, o conselho decidiu que ele merecia um suspect e foi banido após o processo.
Sharpedo desceu junto com Mega Abomasnow para uma segunda tentativa em RU após subir para UU durante o começo de ORAS, e o tubarão retornou mais forte do que nunca. Diferente do que Sharpedo costumava usar em XY, o que era um set mais orientado a physical, durante ORAS Sharpedo usava um moveset mais focado em Special Attack, que era incrivelmente destrutivo, funcionando como um wallbreaker inigualável e tendo um potencial de limpeza que faziam de Sharpedo um Pokémon excepcional. Ter counterplay extremamente limitada foi apenas o começo, já que Poliwrath e Alomomola focada em SpD eram as únicas contramedidas consistentes que impediam Sharpedo de ganhar jogos com grande facilidade. Muitas pessoas se lembram do core Nasty Plot Baton Pass Togetic + Sharpedo com muito amor; era basicamente um botão de auto-win. Sharpedo foi banido junto com Mega Abomasnow no mesmo suspect test.
Durant foi um Pokémon que foi abençoado e amaldiçoado com sua habilidade, ganhando um poder enorme pelo preço de sempre ter 80% accuracy. Mesmo soando desagradável no papel, isso dificilmente afetava sua incrível eficiência. Era capaz de performar vários papéis muito bem, sendo um wallbreaker excepcional com quase nenhum switch-in graças à sua coverage com um set de Choice Scarf capaz de ser um revenge killer de uma grande quantidade de ameaças ofensivas (podia até usar um set de Adamant Scarf facilmente graças a sua boa velocidade), o que fez de Durant uma grande ameaça para praticamente todo time. Esse Pokémon sozinho foi responsável no crescimento da popularidade de Rotom-S, provavelmente seu único counter. É um Pokémon que podia causar desconforto em ambos os lados, para o oponente porque poderia dar KO facilmente em toda chance que tivesse, e para o usuário porque Durant poderia errar um move no pior momento possível. No final, ele provou ser demais para a tier conseguir aguentar nesse longo caminho, e foi banido após seu suspect.
O período de Honchkrow em RU foi bem curto, mas bem justificado já que esse bicho não era nada além de poder. No papel, Honchkrow tecnicamente teria um bom número disponível de checks, já que existem Pokémon como Diancie, Rhyperior e Mega Steelix, porém, na prática ele simplesmente teria um move de coverage que atinge qualquer switch-in, como Superpower ou Steel Wing se quiser ir ainda mais longe. Mas o aspecto mais aterrorizante é seu efeito bola de neve. Graças a Moxie, Honck fica progressivamente mais difícil de ser parado, então deixá-lo dar um KO poderia ser devastante, e isso não era algo difícil de acontecer, já que tinha Pursuit e Sucker Punch. Sendo meio Flying-type significava que ele já poderia destruir a maioria dos checks do Dark-type por si só, como com moves Fighting-types e Fairy-types, e com o grande dano que Brave Bird Life Orb pode causar. Era simplesmente bom demais, então sofreu um quickban e foi movido até BL2.
Depois de um tempo, o conselho de RU decidiu fazer outro suspect de Tyrantrum pela mesma razão de antes, por ele ser uma imensa limitação para qualquer Pokémon ofensivo com Choice Scarf e pelo set de Choice Band não ter nenhum switch-ins em sua frente, mas dessa vez o dinossauro não estaria no suspect sozinho. Mega Steelix foi julgado digno de entrar no suspect ao lado de Tyrantrum por virtude de seu insano papel em ser um Pokémon defensivo inigualável com fantásticas capacidades ofensivas, podendo derrotar vários atacantes physical no mano-a-mano e por ser uma grande presença no metagame, sendo um grande opressor no teambuilding devido à quantidade de Pokémon que foram julgados como inúteis ou dificilmente usados por causa de sua presença, sem contar o quão bom ele era para não usá-lo em todo time, sendo o elemento centralizador da tier desde Gligar nos dias de XY. Ambos Steelix e Tyrantrum compartilharam uma grande relação já que o dinossauro não foi julgado como broken de primeira devido à presença de Mega Steelix, facilmente o check mais consistente de Tyrantrum, mas até isso facilmente ficava desgastado. Mesmo sabendo que Mega Steelix não era tão broken quanto Tyrantrum (mesmo sendo um Pokémon centralizante), certamente era digno de um suspect para testá-lo. No final, ambos foram mandados para BL2 pela comunidade. Grandes mudanças estavam por vir.
A saída de Mega Steelix realmente foi um impacto muito positivo no metagame, como por exemplo possibilitando VoltTurn Offense com Magneton florescer, e Pokémon como Uxie, Escavalier e até Scyther começaram a ganhar algum tempo nos holofotes. Um desenvolvimento glorioso no metagame. De qualquer forma, meses se passaram, e o metagame alcançou um ponto bem estável, então... a única coisa que faltávamos ver era o que a tier shift nos traria para balançar um pouco a tier. E cara, algo louco estava prestes a acontecer... Cloyster, Goodra, Mandibuzz, Shaymin, Slurpuff e até Haxorus! No final, RU apenas ficou com Shaymin e Slurpuff, e não levou muito tempo até mostrarem o quão bom eram. Shaymin tinha switch-ins extremamente limitados, e os poucos disponíveis eram facilmente desgastados por um set de Substitute + Leech Seed ou eram simplesmente desgastados por um Seed Flare e seu efeito secundário ridículo, diminuindo a Special Defense do inimigo por dois estágios, o que é insano para um set com Life Orb, tornando o move extremamente usável, tendo como desvantagem apenas o inconveniente PP baixo. Slurpuff tinha voltado, e como o melhor check era Doublade, isso significou que ele era um botão de auto-win por causa da sua combinação de Belly Drum + Unburden, e graças ao seus checks sendo extremamente fáceis de desgastar, tirando Venusaur defensivo, que conseguia facilmente tomar cerca de 6 hits de Return. Tinha até mesmo Aromatherapy para prevenir status, então é isso... ambos foram expulsos para BL2, já que os dois eram demais para a tier conseguir aguentar.
O metagame retornou novamente para a estabilidade, com diversos Pokémon facilmente tornando-se peças importantes do metagame, como Registeel virando o principal Steel-type, o habitual do metagame. Agora, os arquétipos como balance e semistall rapidamente tornaram-se builds principais no metagame e, enquanto não é algo necessariamente ruim pois sempre sempre haverão arquétipos melhores que outros, algumas pessoas percebiam que essas builds eram "boas demais". É bem difícil perceber algo defensivamente orientado como broken ou overpower pelo mérito do fato de que a maioria dos casos são Pokémon passivos que são fáceis de tomar vantagem por setup sweepers ou pressão ofensiva pura. Qual o problema com essa explicação? Bem, é porque existiam alguns rumores de um potencial suspect de Alomomola. Quando você olha para Alomomola pela primeira vez, você não vê uma justificativa para ela sofrer um suspect. O peixe depende de Scald para sua presença ofensiva e dá a vários Pokémon perigosos como Virizion e Venusaur grandes oportunidades de fazer o que quiserem, mas há outra maneira de olhar para as coisas sobre Alomomola em particular. Esse post (escrito em inglês) pelo usuário Double01 é o que praticamente definiu que o suspect poderia virar realidade, fornecendo razões concretas sobre porque Alomomola merecia um suspect. Ele falou sobre como geralmente Alomomola dava ao usuário um grande controle de momentum pela partida e possibilitava um suporte que era excepcional para seus aliados, o que facilmente tampava os problemas de Alomomola contra os Electric- e Grass-types. É uma boa leitura, você deveria ler o post depois. No final, o suspect ocorreu, e... Alomomola foi salva! Enquanto foi julgada como não culpada desse equilíbrio chamado de "dominância absoluta" no metagame, esse suspect ajudou a comunidade a identificar um desagradável elemento junto de Alomomola... que era provavelmente o problema atual por trás do sentimento de desequilíbrio no metagame. No final, foi um acontecimento muito interessante visto que nos forneceu alguns pontos de vista e discussões e por não ter sido um suspect unilateral.
E aí está, o "problema", como várias pessoas apontaram através da experiência do suspect test de Alomomola, e é um Pokémon que acabou se tornando muito bom ultimamente. Tirando sua inconsistência, seu encaixe dentro de times é único, sendo um dos poucos Pokémon do jogo todo que possui Arena Trap como ability. Essa ability permite que Dugtrio consiga possa prender qualquer Pokémon em campo, exceto Ghost-types e Pokémon que não encostam no chão (possuindo o Flying-type, tendo Levitate, usando Magnet Rise, etc.), significando que ele pode facilmente remover o Pokémon do jogo. Isso certamente era um problema, dado que durante o estágio 18 de ORAS RU vários times eram extremamente vulneráveis a Dugtrio, pois mesmo não tendo nenhum Pokémon fraco contra Ground, se seu Pokémon ficasse preso, Dugtrio podia facilmente dar KO nele ou enfraquecê-lo para outro Pokémon derrotá-lo. Dugtrio sozinho fazia com que se preparar para Braviary Substitute + Bulk Up fosse extremamente difícil e tentar quebrar um core defensivo com Alomomola + Registeel + Venusaur defensivo praticamente impossível, pois vários wallbreakers que poderiam tentar quebrar esses cores se limitavam a apenas um KO; o momento que puxarem o gatilho e se livrarem de qualquer Pokémon, Dugtrio entrava, e você basicamente ficava com nenhum método de ganhar a partir daquele ponto. Pokémon como Virizion, Magneton, Venusaur ofensivo, Nasty Plot Houndoom, Calm Mind Delphox... todos se tornaram ineficazes por causa de Dugtrio. Existe a relação entre Dugtrio e Alomomola, pois dessa maneira, para tentar se preparar para Alomomola, os jogadores acabavam usando sets específicos como Hex Jellicent, o que era um bom set mas com um time específico. Uma batalha perdida. Dugtrio teve coisas boas por esse caminho, como fazer estratégias únicas que não eram vistas, como Uxie Substitute + Calm Mind, mas no final, os contras falaram mais alto do que os prós; Dugtrio era muito opressor para a tier, até na criação de times, então teve sofrer um suspect test; a comunidade exigiu isso. Ele foi banido por uma grande diferença, deixando o metagame em um estado bem desejável. Esse foi o último suspect test de ORAS RU.
Mas que geração! Depois de tudo que RU passou por uma geração inteira, a tier certamente ficou com uma boa aparência para as gerações futuras. Ver o que Sun & Moon pode trazer para RU vai ser uma jornada emocionante. Todos os titãs que marcaram essas terras... ah, as memórias...
« Artigo Anterior | Artigo Seguinte » |